Alunos do curso de direito da UCPel retornam de intercâmbio em Portugal

Ter a experiência de um intercâmbio e estudar em outro país muitas vezes parece uma missão impossível. Para os acadêmicos do curso de Direito da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) essa foi uma missão realizada. E depois de um ano de estudos em Portugal, eles retomaram as atividades na UCPel neste segundo semestre e contaram um pouco da experiência pela Europa.

intercambio-ucpel-portugal

Laura Larré e Gabriel Bonow já pensavam na possibilidade de estudar no exterior e quando surgiu a oportunidade não desperdiçaram.

“Eu já tinha pesquisado no site da UCPel sobre intercâmbios e mobilidades acadêmicas, estava só esperando abrir o edital”, comenta Laura.

Ela morou e estudou em Lisboa, onde cursou os dois semestres do curso na Universidade de Lisboa (ULISBOA). O colega Gabriel estudou na Universidade Católica Portuguesa (UCP), que fica localizada na cidade do Porto.

intercambio-portugal-direito-ucpel

Laura e Gabriel acumularam diversas experiências nos doze meses de estudos. Entre os pontos marcantes nessa jornada, os estudantes destacam a interação com alunos estrangeiros e a oportunidade de prestigiar palestras como a do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles apontam, ainda, que a principal diferença percebida foi o método de estudos utilizado em Portugal, que recorre mais à teoria do que a prática.

Além das experiências profissionais e acadêmicas adquiridas, os intercambistas afirmam que o crescimento pessoal é grandioso. Para Gabriel, a vivência de poder estudar em uma Universidade renomada no exterior garante um enorme amadurecimento.

“Com certeza indico o intercâmbio para todos os estudantes. Se tivesse a chance de fazer novamente, não pensaria duas vezes e faria”, conta Gabriel

Como posso fazer intercâmbio pela UCPel?

intercambio-ucpel-direito
Foto: Divulgação

A UCPel possui convênios de cooperação com 18 universidades estrangeiras e auxilia em todo procedimento de matrícula na instituição. Devido à parceria com as instituições, o aluno intercambista fica isento de mensalidades e matrícula, e se responsabiliza pelos investimentos com alojamento e alimentação. Os acadêmicos interessados em vivenciar esta experiência devem entrar em contato com o setor UCPel Internacional – Mobilidade Acadêmica e Cooperação Internacional, através do email intercambio@ucpel.edu.br.