nada encontrado

Arquiteta formada pela UCPel dá dicas para ingressar no mercado de trabalho

arquitetura-profissao-carreira
Projeto Catarina Loder

Unir a paixão pela área das exatas à criatividade. O curso de Arquitetura e Urbanismo parecia se encaixar perfeitamente neste sonho e foi este desejo que fez a arquiteta Catarina Loder começar os primeiros passos na carreira.

Formada pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), os projetos assinados por ela vêm ganhando cada vez mais espaço na região sul. Neste post, além de mostrar alguns de seus trabalhos, ela conta como tem sido a trajetória desde a formatura à conquista do próprio escritório de Arquitetura.

Os primeiros passos depois da formatura

arquitetura-carreira-ucpel

Após formada no ano de 2010 pela Universidade Católica de Pelotas, resolvi distribuir currículos em escritórios de arquitetura e lojas de áreas de interiores. Essa foi a área que mais me identifiquei durante a faculdade e estágios realizados.

Fui selecionada no mesmo mês em uma loja de e fábrica de móveis chamada de Traço Original. Foi uma grande experiência, onde aprendi a lidar com o público, fazer projetos de interiores bem específicos, apresentá-los, detalhá-los e acompanhar junto da fábrica toda a confecção dos móveis. Após prontos, a entrega dos ambientes era feita por mim, quando eu acompanhava a montagem na casa dos clientes.

Criatividade e conhecimento precisam andar juntos

arquitetura-carreira-ucpel

Depois de 3 anos já me sentia apta a abrir meu próprio espaço de trabalho. Foi quando nasceu o Escritório de Arquitetura Catarina Loder, onde realizo projetos, acompanhamento de execuções, paisagismos, e regularizações.

Um estudante de arquitetura se destaca e cresce cada vez mais de acordo com seu interesse geral. Quanto mais sua cultura for enriquecida, mais completo fica o seu trabalho.

É de grande importância a informação, o conhecimento e interesse em novas áreas e técnicas. A criatividade e conhecimento tem que andarem juntos para que um projeto flua de maneira a se tornar belo, funcional e diferenciado.

Como construir seu Networking?

arquitetura-ucpel-carreira

Seja calmo e paciente até montar uma boa gama de relacionamentos. Para um bom networking em Arquitetura é preciso ter interesse em conhecer o que se passa ao nosso redor. Ser comunicativo e possuir um bom portfólio em mãos também é importante.

Comece a construir o seu portfólio com seus trabalhos realizados na faculdade e em estágios. Participe do máximo possível de eventos relacionados à área. Essa é uma forma de se manter atualizados, conhecer e trocar experiência com quem está no mercado.

Vale lembrar que o seu público está nas redes sociais e o seu trabalho também precisa estar lá. As pessoas precisam conhecer o seu estilo e os perfis sociais como Facebook, Instagram ou o seu próprio Blog podem ajudar a estreitar laços com seus futuros clientes.

Você pode conferir neste link o Blog da Catarina Loder.

Qual área da Arquitetura e Urbanismo seguir?

arquitetura-ucpel-profissao

O principal desafio no início da carreira é identificar qual área da arquitetura vai querer seguir. A partir de então você vai pensando na equipe da qual você gostaria de fazer parte.

Na arquitetura, na maioria das áreas, vamos ter pessoas que irão agregar ao nosso dia-a-dia dividindo as atividades e realizando aquilo que projetamos e planejamos.

Arquitetura e Urbanismo na UCPel

Um dos grandes diferenciais do curso de Arquitetura e Urbanismo oferecido pela UCPel é poder contar com professores que também atuam no mercado. Se você está pensando em seguir esta carreira, não deixe de ler este post e assistir ao vídeo onde alunos e egressos falam mais sobre a experiência nessa área.

Inscreva-se no vestibular da UCPel