Projeto de habitação popular da UCPel beneficia tribo Kaingang

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel estão trabalhando em um projeto de habitação popular para abrigar 16 famílias indígenas que residem em Pelotas.

Este é um dos projetos de extensão desenvolvidos pela UCPel que coloca acadêmicos em contato com o lado prático da profissão. Além disso, gera impactos capazes de transformar a realidade em que eles estão inseridos.

Como nasceu o projeto

A tribo, por intermédio da UCPel, recebeu da Prefeitura Municipal a doação de um terreno. Mas, necessitava de uma infraestrutura completa. Desde então, a Universidade continuou o atendimento por meio do Programa de Sustentabilidade no Habitat Social.

arquitetura e urbanismo UCPel

Em cursos de Arquitetura e Urbanismo na América Latina ainda não é comum a oferta de disciplinas voltadas para as problemáticas da habitação social. Na UCPel, todas as disciplinas do sexto semestre são trabalhadas de forma integrada com o objetivo de potencializar o resultado para um mesmo objetivo.

Dessa forma, a ideia é contribuir com a comunidade por meio de trabalhos acadêmicos feitos a partir de problemáticas reais.

Desenvolvimento do projeto

arquitetura e urbanismo UCPel - Kaingang - habitação

O grupo de alunos bolsistas do programa de extensão divide seu tempo entre acompanhar a obra e produzir mobiliário através de materiais doados e reciclados.

Aliás, conforme a coordenadora, professora Joseane Almeida, a iniciativa cresce a cada dia. Ainda mais que acadêmicos de diversos semestres participam das atividades, agregam conhecimento e acumulam experiências.

“Estamos conseguindo agregar cada vez mais pessoas. Desse modo conseguimos contribuir para a formação humana e social do futuro arquiteto”, acredita.

Já o grupo encarregado pela produção da mobília é coordenado pela professora Fernanda Tomiello. A docente destaca que o trabalho é agregador e preparativo para a cooperação da construção das habitações.

Busca de Recursos

arquitetura e urbanismo UCPel

Para aumentar os recursos, os estudantes estão engajados em diversas ações. Elas visam à colaboração para a construção das casas e da mobília. Doações de lojas e pedidos de descontos nas compras de materiais utilizados na obra são algumas das alternativas. Além da realização de brechós com verba revertida para o programa.

Arquitetura e Urbanismo na UCPel

Por aqui, nosso curso possui conceito 4, de 5, pelo Ministério da Educação (MEC). Se você quer saber sobre o mercado de trabalho de uma arquiteta formada na UCPel, clique aqui. O que você está esperando para se destacar na profissão? Vem fazer a UCPel!

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quero fazer a UCPel” link=”https://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]