Checklist para escolher uma boa universidade

Chegou a hora de escolher em qual universidade vai estudar? Pense na instituição de ensino como a sua segunda casa. É o espaço onde você vai aprender uma profissão e passar boa parte do seu tempo. Além de precisar ser um ambiente acolhedor, você precisa sentir que tem ferramentas suficientes para proporcionar conhecimento. Separamos algumas dicas que podem ajudar na hora de escolher a sua universidade.

1. O curso é reconhecido pelo MEC?

Porque se for para ter surpresas pelo caminho, elas precisam ser boas! Foto: Pexels

Todas as instituições de ensino devem ser credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC), que decide por meio de avaliações se elas receberão o título de universidade, faculdade ou centro universitário. Você pode conhecer as diferenças de cada uma clicando aqui. A universidade é a única que não precisa de autorização do MEC para a criação da maioria dos cursos de graduação, mas para que o seu diploma seja válido, é preciso que o curso seja reconhecido pelo Ministério.

2. Conheça a infraestrutura

escolher-universidade-ucpel-profissao
Faça uma visita ao Campus e conheça mais sobre a sua universidade

A universidade oferece suporte para que as atividades sejam desenvolvidas? Os materiais e laboratórios são de fácil acesso? Esses são fatores importantes para  você colocar em prática aquilo que é aprendido na sala de aula.

Aqui na UCPel você pode agendar a sua participação em uma visita guiada. Além de conhecer nossa estrutura, pode tirar suas dúvidas. Agende aqui.

3. Projetos de Extensão e Pesquisa

estudantes-estagio-ucpel-extensao
Estudantes do curso de Fisioterapia da UCPel durante trabalho em projeto de extensão

Projetos de extensão são oportunidades de começar a construir o seu currículo ainda na universidade. O mesmo ocorre com os projetos de iniciação científica, principalmente se você pretende investir na área acadêmica futuramente.

4. Colocação no mercado de trabalho

mercado-de-trabalho-faculdade
É na universidade que você já começa a construir o seu currículo. Foto: Pexels

Conhece alguém graduado na universidade na qual você pretende estudar? Procure por nomes atuantes no mercado de trabalho. Conversar com esses profissionais que passaram pelo curso que você deseja pode ser uma boa troca de experiências. Fale sobre as suas expectativas e de como foi a inserção deles no mercado. Não esqueça de verificar se a universidade ajuda na questão de estágios na sua área e se possui parcerias com empresas.

Leia aqui como o mercado recebe os alunos formados na UCPel.

5. Como é o quadro docente?

professor-universidade-aula-ucpel
Foto: Pexels

As principais avaliações de Ensino Superior levam em consideração a titulação dos professores, destacando a quantidade de  mestres e doutores em cada curso.

Para determinados cursos, a experiência do professor no mercado de trabalho também é bastante considerada. Combinar o conhecimento acadêmico com o de mercado de trabalho é uma excelente receita para deixar o aluno mais preparado para futuras oportunidades de trabalho.

6. Laboratórios

laboratorio - farmacia - pratica - faculdade
Laboratório do curso de Farmácia da UCPel. Foto Wilson Lima

Os laboratórios são lugares importantes para colocar em prática aquilo que você tiver estudando na sala de aula. Em muitas disciplinas eles são facilitadores e um meio de poder acrescentar novos conhecimentos enquanto o aluno estiver na graduação. Eles terão formas diferentes para cada curso, mas vão desde estúdios de TV para estudantes de jornalismo a laboratórios de farmácia, onde você já começa a fazer suas primeiras análises.

Você pode conhecer os laboratórios da UCPel através da visita guiada. Agende aqui a sua.

7. Atenção ao currículo do curso

estagio-faculdade-ucpel-profissao
Foto: Pexels

Esse currículo precisa estar atualizado e em sintonia com as tendências de mercado. Não deixe de fora as  disciplinas optativas que também ajudam e podem direcionar a sua formação.

Além disso, uma Instituição de Ensino que está sempre preocupada em promover seminários e palestras com profissionais que já atuam na área , também contam pontos positivos para a sua formação.

Clique aqui para fazer download no Guia de Profissões da UCPel e saiba todos os cursos oferecidos pela nossa instituição.

8. Bolsas de Estudo

bolsas-de-estudo-faculdade
Programas de financiamento estudantil podem ajudar você a cursar uma universidade privada. Foto: Pexels

O planejamento financeiro não pode ficar de fora da sua escolha tanto em uma Universidade Pública quanto Privada. Qual será o investimento para estudar em determinada Instituição? Também considere nessa lista gastos com aluguel e transporte.

Veja se a Universidade oferece bolsas para financiamento e oportunidades como bolsas de pesquisas. Muitos alunos conseguem dar uma equilibrada no orçamento, mesmo estudando em universidades privadas, por meio de bolsas e estágios remunerados no turno inverso ao de estudo.

Se você acha que cursar uma faculdade particular pode pesar no seu bolso, assista esse vídeo  sobre como financiar meus estudos na UCPel.