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Os bons hábitos para aproveitar ao máximo a faculdade à noite

Estudar à noite pode ser uma opção ou simplesmente uma forma de conciliar trabalho e um curso universitário. Mesmo que você goste bastante desse turno, alguns detalhes são sempre importantes para fazer com que você aproveite ao máximo o seu tempo de estudo. Conversamos com a professora e psicóloga Rosane Feijó e selecionamos algumas dicas para colocar em prática e ser mais produtivo.

Power Nap

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Foto: Pexels

Esse termo em inglês significa aquele sono curtinho, que termina antes de você entrar em um sono profundo, sendo capaz de nos revitalizar quando estamos cansados. Esse termo foi usado pela primeira vez pelo psicólogo da Universidade de Cornell, James Maas.

De acordo com Rosane, principalmente para quem trabalha durante todo dia e assiste aula à noite, essa prática durante o intervalo das duas tarefas pode aumentar o rendimento nos estudos. Ela conta que muitas vezes chega na sala de aula e encontra alguns estudantes descansando antes da aula e não fica nenhum pouco surpresa. “Pelo contrário, fico satisfeita porque isso é saudável e importante para que ele consiga manter atenção durante a aula”.

O ideal é procurar um ambiente silencioso, mas muita gente acaba se adaptando a ter esse momento no banco do ônibus e nas áreas de lazer na própria universidade ou no trabalho.

Ter uma boa noite de sono

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Foto: Pexels

Power nap à parte, nada substitui um sono de qualidade. A psicóloga explica que um adulto precisa em torno de 7 a 8 horas de sono com qualidade para ter um bom rendimento durante o dia. Se você ainda é adolescente, vai precisar de um pouco mais, de 10 a 12 horas. E este é um processo importante para o desenvolvimento que nada tem a ver com preguiça!

A qualidade do sono é o mais importante. O ambiente precisa ser acolhedor, tranquilo e escuro para evitar estímulos ao nosso cérebro que façam o nosso sono ir embora, deixando aquela sensação de noite mal dormida e exaustão durante o dia.

Rotina

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Foto: Pexels

Muitas pessoas relevam que se sentem mais produtivas durante a noite. Esse é um horário calmo e com menos distrações. Segundo a psicóloga, se você consegue manter a qualidade do seu sono obedecendo a quantidade de horas necessárias para o seu descanso, não há nada de errado com isso. Lembrando que se você dormir durante o dia, também precisa se certificar que o ambiente é calmo, escuro e acolhedor.

A ressalva vai para a falta de rotina. Se você fica acordado de madrugada para fazer os trabalhos da faculdade durante uma semana, mas na próxima dorme em horário diferente (intercalando sempre dessa forma), o seu relógio interno vira uma bagunça.

(Não) procrastinar

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Foto: Pexels

Vamos supor que você não precisa trabalhar, mas mesmo assim resolveu estudar à noite. Você tem o dia livre para fazer os seus trabalhos, mas acaba deixado tudo para a última hora. Isso pode gerar ansiedade, além de poder atrapalhar no cumprimento de prazos.

Tente estabelecer uma rotina para seus estudos. Faça um calendário com os prazos de entrega de trabalhos e provas. Isso serve também para quem tem diversos afazeres além da faculdade. Se você procrastinar uma tarefa importante hoje, é provável que amanhã você acumule duas tarefas importantes e assim por diante.

Busque uma vida saudável

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Foto: Pexels

Já pensou em consultar um nutricionista para buscar uma dieta adequada a sua rotina? Uma alimentação errada pode deixar você com menos energia e sabotar os seus esforços em aumentar a produtividade.

Da mesma forma, consulte seu médico regularmente, faça exames e sempre que possível tente incluir exercícios físicos a sua rotina.

 

E você? Tem alguma dica para aumentar a produtividade e cursar com tranquilidade a faculdade à noite?

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