Central de Informações
(53) 21288269
Vestibular inscrições

Universidade x Faculdade: qual seria a escolha certa para você?

Embora sejam muitas vezes tratadas como sinônimos no dia a dia, universidade e faculdade não significam a mesma coisa. Se você chegou até aqui é porque talvez tenha dúvidas entre essas duas terminologias, que acabam se confundindo.

As diferenças entre elas determinam principalmente o foco dos estudos e é importante entender essas definições na hora de escolher onde você vai construir a sua carreira.

Diferenças em relação à estrutura

universidade-faculdade-ucpel
Foto: Josh Felise

A estrutura física de uma faculdade é menor em relação a uma universidade, que normalmente oferece mais de um Campus. Isto porque as universidades  abrigam um número maior de cursos, além de projetos de pesquisa de extensão.

A Universidade Católica de Pelotas, por exemplo, tem o Hospital Universitário São Francisco de Paula. Além disso, a Instituição também coordena cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS) em parceria com a Prefeitura do município. Todos esses são espaços onde os estudantes têm oportunidade de entrar em contato com a prática da futura profissão.

Currículo dos professores

Universidade-faculdade-ucpel

Em uma faculdade os professores contratados precisam ter apenas uma pós-graduação lato sensu. Essa especialização tem um peso menor em relação a um mestrado.  Na universidade, pelo menos um terço do quadro docente precisa ter mestrado ou doutorado. Essa exigência em relação à universidade se dá muito em razão do amplo campo de pesquisas oferecidas.

Instituições de ensino que possuem mais professores com mestrado e doutorado ganham mais credibilidade, sendo este um dos critérios para avaliação da nota pelo Ministério da Educação (MEC).

Foco em pesquisas e no mercado de trabalho

universidade-faculdade-ucpel

O ensino da universidade é voltado para o mercado de trabalho, comunidade e pesquisa. Já a faculdade trabalha com foco apenas no mercado.

Para quem deseja continuar os estudos e futuramente quiser seguir a carreira acadêmica, é preciso ficar atento a esse detalhe. A participação em projetos de pesquisa é uma forma de sair à frente em processos seletivos para os mestrados mais concorridos.

Neste outro post aqui você também pode conferir um infográfico com as diferenças entre universidade, faculdade e EAD.

Motivos para estudar na Universidade Católica de Pelotas

Pelo terceiro ano consecutivo a UCPel foi consagrada pela pesquisa Top of Mind como a quarta marca mais lembrada entre as universidades privadas no Rio Grande do Sul.

São 22 cursos de graduação, 30 cursos de pós-graduação, 5 mestrados, 3 doutorados e 100 cursos de extensão. Além disso, somos Nota 4 no MEC (conceito de 1 a 5) e desenvolvemos cerca de 40 projetos de ação na comunidade.

Você já conhece todos os cursos oferecidos pela UCPel? Baixe gratuitamente o Guia das Profissões aqui.

Tags:

Comenta aí

© Copyright 2017 Blog da UCPel