5 curiosidades sobre o curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas

Enfermagem é um dos cursos oferecidos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) nos processos seletivos que ocorrem duas vezes ao ano. A graduação, que ficou entre as três melhores do estado entre as instituições privadas no Ranking da Folha de São Paulo de 2018, passou por reformulações que tornaram o currículo ainda mais atualizado e em sintonia com o mercado de trabalho. Assim, ao finalizar o curso, o acadêmico entra no mercado com total capacidade e autonomia para desenvolver um trabalho de qualidade.

1. Enfermagem com aulas no turno da noite

microscópios-sendo-testados-com-novos-alunos

Desde 2018, a UCPel passou a oferecer o curso de Enfermagem no turno da noite. A mudança gera, principalmente, oportunidades aos alunos que precisam conciliar o trabalho durante o dia e a busca por uma formação acadêmica. A graduação, atualmente, tem duração de 5 anos.

2. Formação didático-pedagógica

enfermagem, 5 curiosidades sobre o curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas
Estudante Enfermagem da UCPel, Jacqueline Oliveira – premiada do 33º Congresso Brasileiro de Psiquiatria

O curso prioriza, principalmente, a inserção do estudante em cenários de prática desde o primeiro semestre. Dessa forma, a formação dos alunos passou a ter uma grade curricular mais completa para capacitar ainda mais os profissionais. Atualmente ela conta com:

• 1.170 horas de atividades teóricas
  • 1.050 horas em atividades práticas
  • 800 horas de estágio
  • 90 horas de extensão
  • 170 horas de TCC
  • 300 horas de atividades complementares
  • 420 horas de atividades a distância.

3. Projetos de extensão

Outra novidade da nova grade é a extensão curricularizada que potencializa a participação dos estudantes em ações voltadas para a comunidade. Assim, os alunos terão nas disciplinas de Enfermagem na Educação em Saúde, Enfermagem no Cuidado da Mulher e Enfermagem no Cuidado da Criança e do Adolescente, atividades que buscam a elaboração e realização de cursos de interesse comunitários, bem como cursos de incentivo ao aleitamento materno.

4. Novos equipamentos

O laboratório de habilidades clínicas passou por nova estruturação. Como resultado, passou a contar com equipamentos e manequins para simulação de casos reais.

5. Sintonia com mercado de trabalho

enfermagem-vestibular-ucpel
Estudantes de Enfermagem durante aula prática na Unidade Básica de Saúde.

Na UCPel, as práticas e estágios curriculares são desenvolvidos nos mais variados cenários. Os alunos são inseridos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas da rede municipal e estadual (com o desenvolvimento de ações para promoção e prevenção em saúde) e Centros de Atenção Psicossocial. Além disso, a Universidade conta com o hospital próprio São Francisco de Paula (HUSFP)- credenciado como hospital de ensino, hospital amigo da criança e hospital sentinela da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A reforma da grade curricular do curso buscou atender às diretrizes do Ministério da Educação (MEC), da Universidade e do mercado de trabalho, com ensino focado em uma formação generalista e baseada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS).

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer entrar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]

2 comentários em “5 curiosidades sobre o curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas