Curso de Farmácia da UCPel é avaliado com nota máxima pelo MEC

O curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu o conceito máximo de qualidade atribuído pelo Ministério da Educação (MEC). A graduação da Católica foi avaliada com a nota 5 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Foto: Wilson Lima

Dos 529 cursos de graduação em Farmácia existentes em todo o país, menos de 5% possuem o conceito máximo.

giphy-farmácia-mec-ucpel
“Estou tão orgulhosa”. GIPHY

O índice vai de 1 a 5 e é calculado a partir de quatro dimensões que levam em consideração itens como estrutura curricular, organização didática pedagógico, perfil do egresso, apoio ao discente, atuação do corpo docente, professores doutores, atuação do coordenador do curso, laboratórios e bibliografia disponível, por exemplo.

“Fomos avaliados em diversos itens dentro de quatro dimensões e devido à sinergia entre trabalho em equipe e estrutura da Universidade conseguimos atender todos os requisitos exigidos”

Coordenador do curso, professor Elemar Maganha

farmacia-ucpel-mec

O reitor da UCPel, José Carlos Bachettini Júnior, destacou que a obtenção do conceito 5 representa qualidade, aplicação do projeto pedagógico no dia a dia associado à qualidade docente e à excelente estrutura em laboratórios. A participação dos acadêmicos do curso em locais que prestam atendimento para o Sistema Único de Saúde (SUS) e no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) também foram determinantes na avaliação do reitor.

Com mais de 50% de professores doutores, o curso de Farmácia obteve a excelente nota devido ao seu envolvimento com a comunidade. Os acadêmicos do curso têm espaço de atuação em Unidades Básicas de Saúde e no HUSFP. A próxima relação com empresas e indústrias da área também se reverte em experiência profissional para os estudantes do curso.

farmacia-ucpel-mec

Em 2013, o curso teve o projeto pedagógico reformulado para se adequar ao novo perfil de farmacêutico solicitado pelo mercado, com investimentos nos laboratórios e na biblioteca, espaços importantes que complementam a formação.

“Essa nota expressa que um projeto pedagógico atualizado é de extrema importância, visto que além da excelente avaliação temos um índice de empregabilidade de egressos altíssima”,

Pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Giusti

Agora que você já conhece um pouco dos motivos que fizeram o curso de Farmácia da Católica ganhar nota máxima na avaliação do MEC, baixe gratuitamente aqui um guia sobre todas as oportunidades ao alcance dos alunos da UCPel.