Central de Informações
(53) 21288269
nada encontrado

Como o mercado de trabalho recebe os estudantes formados pela UCPel?

mercado de trabalho-universidade-ucpel
Foto: Pexels

Aceitação no mercado de trabalho é uma das dúvidas na hora de escolher uma Instituição de Ensino. Será que o meu diploma será bem aceito pelas empresas quando chegar a hora de buscar uma vaga de trabalho?

Conversar com profissionais da área de seleção de pessoas é uma boa forma de entender mais sobre esse cenário. Pedimos a opinião de alguns recrutadores para mostrar uma visão atualizada sobre fatores considerados por eles na hora de selecionar os candidatos. 

Perfil do profissional formado na Católica

inovahub-ucpel-perfil aluno
Foto: Wilson Lima

Com uma rotina de quase seis anos selecionando profissionais em Pelotas, a Ampla Gestão de Pessoas é uma das empresas que recebe estudantes e recém-formados em busca de uma oportunidade de trabalho.

A psicóloga organizacional Juliana Weber explica que a Católica tem tradição pelos profissionais formados, principalmente pela gama de projetos nos quais os estudantes podem adquirir prática. Como na hora da disputa por uma vaga os candidatos precisam mostrar qualificação, este é um ponto chave se o estudante mostrar que aproveitou cada oportunidade.

Pelas últimas pesquisas de empregabilidade realizadas pela UCPel, 78,2% dos alunos formados pela Universidade conquistaram vagas no mercado de trabalho.  E eles estão espalhados pelo Brasil e em outros países.

“Os estudantes da Católica normalmente chegam aqui com uma bagagem muito interessante. Algo que se destaca bastante é o comprometimento deles, principalmente na busca de estágios. Muitas vezes são pessoas que estudam à noite e realmente precisam trabalhar durante o dia”, completa a psicóloga.

Estágios

Safras e Cifras-ucpel-mercado de trabalho
Escritório da empresa Safras & Cifras em Pelotas

A empresa Safras & Cifras, que atua no agronegócio brasileiro prestando assessoria e consultoria para empresas rurais familiares, tem atualmente 62% do quadro de funcionários com até 30 anos. Esse número é explicado pela política da empresa que gera oportunidades para efetivação de estagiários e recém-formados.

A companhia tem atualmente 115 funcionários em Pelotas e, ao longo de 30 anos, 45 estagiários já passaram por lá. Mais da metade foi efetivada e pelo menos 13 conquistaram cargos de gestão.

De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da empresa, Fernanda Medeiros, os profissionais formados pela UCPel costumam apresentar um currículo com experiências práticas adquiridas na Universidade.

“Embora possam existir algumas diferenças teóricas entre as universidades dependendo do curso, a experiência do estudante por meio de estágios acaba sendo um diferencial. É isso que analisamos em uma seleção”, destaca, Fernanda, também formada pela UCPel.

É preciso inovar

inovar-mercado de trabalho- ucpel
Foto: Pexels

Para a psicóloga Especialista em Gestão de Pessoas e Diretora da InCompany Soluções Empresariais, Luthiele Wilhelnsen, o mercado busca por profissionais com olhar inovador. Ela explica que esse quesito pode ter muito mais peso do que o fato de um aluno ter ingressado na universidade por um processo seletivo extremamente concorrido.

Ela complementa que uma das formas de demonstrar isso é por meio da construção de um currículo rico em experiências desde a graduação. Como a UCPel oferece muitas oportunidades por meio de atividades extra-curriculares, o estudante tem espaço para construir essa experiência.

“A UCPel oferece ferramentas para que os alunos busquem a prática e adquiram mais conhecimentos. Os estudantes que sempre pensam em inovação e realmente buscam um envolvimento com atividades acadêmicas acabam se destacando na hora da seleção”.

Agora que você já sabe como o mercado valoriza os nosso alunos, o que acha de conhecer os benefícios de ser um estudante da UCPel? Continue lendo aqui!

Comenta aí

© Copyright 2017 Blog da UCPel