Saiba como alunos participam de pesquisa da UCPel em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates

Desde 2016 a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) vem desenvolvendo uma pesquisa na área da saúde com um apoio de peso. Depois de concorrer com mais de 150 propostas em todo país, a UCPel foi uma das nove selecionadas  no Brasil para integrar o sistema Grandes Desafios – Brasil (Grand Challenges – Brazil), da Fundação Bill & Melinda Gates.

O projeto Gravidez bem cuidada, Bebê Saudável, busca identificar e entender os mecanismos que levam à depressão gestacional e verificar a eficácia de intervenções terapêuticas com foco na prevenção e tratamento.

pesquisa-ucpel-bil-melinda-gates-gravidez
Foto: Pexels

A pesquisa tem como meta realizar acompanhamento psicológico e psiquiátrico de 1200 gestantes entre 15 e 49 anos, até a 24ª semana de gravidez.

Um dos diferenciais dos estudos selecionados pelo sistema Grandes Desafios – Brasil é ver os resultados das pesquisas financiadas reverterem em melhorias para a comunidade. Além do patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates, a pesquisa conta também com financiamento dos Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia/CNPq.

Pesquisa multidisciplinar

Uma das bases do estudo é envolver diferentes áreas da saúde que se complementam durante a pesquisa. A oportunidade se estende para alunos ainda na graduação e para doutorandos.

projeto-pesquisa-ucpel-gestantes

No trabalho de campo, enquanto um grupo de aproximadamente 15 alunos de cursos da área da saúde fica responsável por ir até as residências das 254 áreas selecionadas na região de Pelotas, as atividades seguem paralelamente em outros setores, como no laboratório de Neurociências Clínicas e na Clínica Psicológica.

Gabriela Cunha é formada em Nutrição e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da UCPel (PPG) da Universidade Católica. Ela viu na especialização uma forma de trabalhar na área de saúde mental e foi convidada a fazer parte do projeto.

Ela coordena a equipe de alunos bolsistas que realizam as entrevistas e explica que essa é uma forma de se inserir desde cedo em programas de pesquisa, fundamental para estudantes que futuramente decidam fazer mestrado e doutorado.

“Este é um projeto que muita gente gostaria de fazer parte pela estrutura e proposta. Além de agregar ao currículo, aqui eles têm a oportunidade de amadurecer e criar autonomia. Isso com certeza vai fazer toda a diferença em futuros projetos”.

Experiência além da sala de aula

Mesmo com a rotina corrida pelas demandas da graduação, alguns alunos exercem mais de uma função dentro do projeto.

“É um projeto ímpar que a Universidade oferece para os acadêmicos. Além da graduação, sei que posso seguir novos caminhos e dar sequência em um mestrado. Além de adquirir experiência na vida acadêmica, agreguei muito conhecimento e me sinto muito bem em saber que posso ajudar essas gestantes proporcionando uma gravidez bem cuidada”. Bruna Kummer, 9º semestre da Enfermagem

projeto-gestantes-ucpel
Foto: Wilson Lima

Para a estudante do 6° semestre de Psicologia, Daniele Behling de Mello, uma das motivações para encarar a jornada de estudos com a participação no projeto é a oportunidade de conhecer novas ferramentas que podem contribuir para o desempenho acadêmico.

“Dentro do projeto pude aperfeiçoar a aprendizagem das técnicas e métodos de investigação em pesquisa, assim como a prática de coleta de dados. Também percebi um grande desenvolvimento pessoal. Ter me tornado uma bolsista de iniciação científica acabou despertando ainda mais vontade e desejo em seguir nessa profissão. As atividades que desempenho acrescentam muito em minha graduação, pois possibilitam muitas experiências além da sala de aula”

Projetos como esse são exemplos de oportunidades que você pode encontrar ao longo do seu curso na UCPel. Por ser uma universidade, o incentivo à pesquisa científica é uma das prioridades, caminhando lado a lado com a preparação para o mercado de trabalho. Este foi um dos assuntos destacados nesse post aqui sobre as diferenças entre universidade, faculdade e EAD.