Desde 2016, a UCPel desenvolve pesquisa na área da saúde com apoio de peso: Fundação Bill & Melinda Gates. Para conseguir o apoio, a Católica concorreu com mais de 150 propostas em todo o país. E fomos uma das nove selecionadas para integrar o sistema Grandes Desafios – Brasil.

Assim, o projeto Gravidez bem cuidada, Bebê Saudável, busca identificar e entender os mecanismos que levam à depressão gestacional. Também, verificar a eficácia de intervenções terapêuticas com foco na prevenção e tratamento.

Pesquisa UCPel: gestante com mãos na barriga

Ou seja, o foco da pesquisa é realizar acompanhamento psicológico e psiquiátrico para 1200 gestantes entre 15 e 49 anos, até a 24ª semana de gravidez.

Dessa forma, um diferencial dos estudos selecionados pelo sistema é financiar pesquisas que revertam resultados em melhorias para a comunidade. E, além desse patrocínio, o projeto conta também com financiamento dos Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia/CNPq.

Pesquisa multidisciplinar

Uma das bases do estudo é envolver diferentes áreas da saúde que se complementam durante a pesquisa. Desse modo, a oportunidade se estende para alunos ainda na graduação, mas também para mestrandos e doutorandos.Pesquisa UCPel: organograma de palavras do projeto Gravides Cuidada, Bebê Saudável

No trabalho de campo, um grupo de alunos fica responsável por visitar as residências das 254 áreas selecionadas na região de Pelotas. Mas, paralelamente, as atividades seguem em outros setores, como no Laboratório de Neurociências Clínicas e na Clínica Psicológica.

Um exemplo dessa interdisciplinaridade é o da nutricionista Gabriela Cunha. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento, viu na especialização uma forma de trabalhar na área de saúde mental.

Gabriela coordena a equipe de alunos bolsistas que realizam as entrevistas. Ela explica que essa é uma forma de se inserir desde cedo em programas de pesquisa, fundamental para estudantes que futuramente decidam fazer mestrado e doutorado.

“Este é um projeto que muita gente gostaria de fazer parte pela estrutura e proposta. Além de agregar ao currículo, aqui eles têm a oportunidade de amadurecer e criar autonomia. Isso com certeza vai fazer toda a diferença em futuros projetos”.

Experiência além da sala de aula

Mesmo com a rotina corrida pelas demandas da graduação, alguns alunos exercem mais de uma função dentro do projeto.

“É um projeto ímpar que a Universidade oferece para os acadêmicos. Além da graduação, sei que posso seguir novos caminhos e dar sequência em um mestrado. Além de adquirir experiência na vida acadêmica, agreguei muito conhecimento e me sinto muito bem em saber que posso ajudar essas gestantes proporcionando uma gravidez bem cuidada”. Bruna Kummer, aluna de Enfermagem.

Pesquisa UCPel: grupo visita residências nas áreas mapeadas

Já para a estudante de Psicologia, Daniele de Mello, uma das motivações para para participar do projeto, é a oportunidade de conhecer novas ferramentas que contribuam para o desempenho acadêmico.

“Dentro do projeto pude aperfeiçoar a aprendizagem das técnicas e métodos de investigação em pesquisa, assim como a prática de coleta de dados. Também percebi um grande desenvolvimento pessoal. Ter me tornado uma bolsista de iniciação científica acabou despertando ainda mais vontade e desejo em seguir nessa profissão. As atividades que desempenho acrescentam muito em minha graduação, pois possibilitam muitas experiências além da sala de aula”

Projetos como esse são exemplos de oportunidades que você pode encontrar ao longo do seu curso na UCPel. Por ser uma universidade, o incentivo à pesquisa científica é uma das prioridades, caminhando lado a lado com a preparação para o mercado de trabalho. Esse foi um dos assuntos destacados nesse post aqui sobre as diferenças entre universidade, faculdade e EAD, por exemplo.

2 comentários em “Saiba como alunos participam de pesquisa da UCPel em parceria com a Fundação Bill & Melinda Gates