Tem aluno do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) entre os classificados do projeto Primeira Pauta do Jornal Zero Hora. Piero Dutra Vicenzi, estudante do 6º semestre, concorreu com mais de 70 inscritos em todo Estado. A partir de agora ele segue para um novo desafio: produzir um vídeo de até três minutos com a adaptação do texto jornalístico enviado na primeira fase.

Um olhar sobre as relações em família

primeira pauta zero hora-ucpel-jornalismo

Neste ano, os participantes do concurso tiveram que redigir um texto jornalístico a partir de uma entrevista realizada com alguém de mais de 70 anos. Aprendizados relacionados ao amor, trabalho, saúde, aventura, família, aposentadorias ou escolhas pessoais eram os possíveis focos da narrativa. Ao saber do tema, Piero lembrou na hora do avô de 91 anos e da sua longa caminhada, com muitas histórias para contar.

Na avaliação do acadêmico, que não esperava ser selecionado, a participação no Primeira Pauta Zero Hora 2017 serviu, especialmente, para provocar a reflexão sobre a relação da família com o seu avô.

Piero conta que hoje o avô já não sai mais da cama e tem dificuldades para se alimentar. Produzir o material ajudou o estudante a se aproximar ainda mais e a registrar momentos da vida do idoso.

Próximos desafios do concurso

primeira paura zero hora-ucpel-jornalismo

A torcida agora é para que Piero seja classificado entre os 5 finalistas que terão a oportunidade de passar uma semana na sede do jornal em Porto Alegre.

“Já comecei a produzir o vídeo e espero o mesmo que esperei na primeira etapa: ser surpreendido”

Os vencedores do Primeira Pauta Zero Hora serão conhecidos no dia 26 de setembro, durante um Seminário sobre o projeto com profissionais do Grupo RBS.

Quer fazer jornalismo na UCPel?

jornalismo-ucpel

O curso de Jornalismo da UCPel já formou profissionais que ocupam diversas posições de destaque em todo Brasil. Com uma grade curricular atualizada, o curso segue formando profissionais capazes de acompanhar as mudanças de mercado que ocorreram nos últimos anos, principalmente com a expansão da mídia digital.

Titulação: Bacharel em Jornalismo

Duração do Curso: 8 semestres

Carga Horária: 3.000 horas

Você também pode descobrir mais detalhes sobre o curso aqui ou baixando gratuitamente o nosso Guia das Profissões.

Um comentário em “Acadêmico de Jornalismo da UCPel é classificado no Primeira Pauta Zero Hora 2017

1. Jornalismo é o curso dos meus sonhos. Quando era pequena imitava as apresentadoras infantis e quando me tornei adolescente entrei em um estúdio de rádio e me apaixonei e desde então nunca desisti de seguir a profissão de radialista. Amo me expressar com as pessoas e conhecer gente nova por isso acho que o jornalismo é a profissão ideal pra mim.