Central de Informações
(53) 21288269
nada encontrado

Projetos de extensão: como eles complementam a sua formação universitária?

Além da formação profissional, as universidades têm um papel social a cumprir com a comunidade. Quando essas duas propostas se juntam temos exemplos de projetos que geram impacto e ajudam a mudar a realidade na qual a instituição de ensino está inserida.

A comunidade acadêmica chama essas ações de projetos de extensão, uma oportunidade que os estudantes também têm de colocar os conhecimentos em prática antes mesmo da formatura.

enfermagem-ucpel-projetos de extensão
Ação do curso de Enfermagem da Universidade Católica de Pelotas extensiva à comunidade

Talvez tão importante quanto escolher a instituição de ensino onde estudar, é fazer a escolha de uma universidade que proporcione estas oportunidades de aprendizado extracurriculares.

Para que serve um projeto de extensão?

. Proporcionar um espaço de prática aos estudantes

. Cumprir um papel social de transformação

. Prestar serviços gratuitos como retorno à comunidade

Por que vale a pena participar?

projeto de extensão-fisioterapia-ucpel
Projeto de extensão do curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas

Você conhece outras realidades e desafios da profissão que um dia serão rotineiros, podendo contar com suporte de profissionais e professores experientes. Amparado por um ambiente que incentiva o pensamento crítico, você ainda recebe suporte para contribuir com soluções para os problemas que encontrar.

projeto de extensão-arquitetura-ucpel
Projeto Casa Pallet do curso de Arquitetura e Urbanismo da UCPel

A participação em projeto de extensão não caracteriza vínculo empregatício, mas algumas oportunidades de bolsas podem surgir. Esta também pode se transformar em uma forma de melhorar o orçamento durante a faculdade.

medicina-ucpel-estudantes editam livro

Muitos estudantes que participam de projetos de extensão acabam levando ideias a seminários e congressos estudantis, nacionais e internacionais. Uma troca de experiências que além de ampliar a sua visão profissional, ainda coloca em contato pessoas com interesses em comum.

Como participar de projetos de extensão?

Converse com professores e coordenadores de cursos sobre programas já desenvolvidos na universidade. Para alguns projetos podem ser feitas seleções de acordo com o semestre que o aluno estiver cursando. Mesmo que você esteja no início do curso, sempre existe uma oportunidade.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre os projetos de extensão? Lembre-se que eles são uma parte importante do seu processo de aprendizado. Aproveite cada oportunidade e não deixe de levar em consideração os projetos existentes na hora de escolher a instituição de ensino.

Comenta aí

© Copyright 2017 Blog da UCPel