Vestibular inscrições

Sobre a UCPel

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) tem sua estrutura de 52 mil metros quadrados, dividida basicamente em dois grandes centros e um instituto.

No Centro de Ciências da Saúde estão os cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia.

O Centro de Ciências Sociais e Tecnológicas é composto pelas graduações de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Serviço Social, Segurança Pública, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Jornalismo, Letras, Pedagogia e Design de Moda.

Já o Instituto de Formação Humanística contempla o bacharelado e a licenciatura em Filosofia, Teologia e Pedagogia.

Na área de pós-graduação, a UCPel conta com especializações (lato sensu), mestrados e doutorados (stricto sensu) que traduzem qualificação justamente para os segmentos que mais geram demanda profissional em nossa região. Nessa linha, a Católica tem os programas de Mestrado e Doutorado em Saúde e Comportamento, Mestrado e Doutorado em Letras, Mestrado e Doutorado em Política Social, Mestrado Profissional em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação.

Localize-se

Principal espaço da Universidade Católica, o Campus I está situado na Rua Gonçalves Chaves, 373, no centro da cidade. Lá estão abrigados locais como a Central de Atendimento, o Centro de Apoio Acadêmico, a Galeria de Arte, o Memorial Dom Antônio Zattera, a Biblioteca Monsenhor Malomar Lund Edelweiss, a Rádio Universidade (RU) e o Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura.

Igualmente no centro da cidade, na Rua Padre Anchieta, 1.274, fica o Prédio Santa Margarida, que abriga a Associação Pelotense de Assistência e Cultura (APAC) – mantenedora da Universidade -, a Seção de Recursos Humanos, a Gestão de Pessoas, a Assistência Judiciária, o Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) da Comarca de Pelotas, o Núcleo de Assessoramento Fiscal e um auditório.

Já o Campus da Saúde Dr. Franklin Olivé Leite abriga o Centro de Especialidades do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP). O destaque fica para a piscina terapêutica do curso de Fisioterapia, que complementa o atendimento da sua Clínica, contribuindo para a saúde na região. O Campus fica localizado na Avenida Fernando Osório, 1.586, na zona norte da cidade.

O grande laboratório

Considerado o maior laboratório de ensino da UCPel, o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) possui 240 leitos, ambulatório geral com 32 especialidades, assistência ambulatorial em Unidades Básicas de Saúde e pronto-atendimentos adulto e pediátrico. Cerca de 70% de seus atendimentos são pelo SUS.

Referência na área materno-infantil, com destaque para a Clínica Pediátrica, UTI Neonatal e Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal, o São Francisco ainda mantém a Casa da Gestante, criada especialmente para atender gestantes de alto risco do SUS.

Em sua estrutura, figuram também os atendimentos psicológicos, realizados no próprio Hospital, na Clínica de Psicologia, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola) e nas unidades básicas de saúde dos bairros. Também está localizado no HUSFP o Laboratório Escola de Análises Clínicas (LEAC). O HUSFP está localizado na Rua Marechal Deodoro, 1.123, centro de Pelotas.