Top 5: Mitos e verdades sobre a UCPel

Talvez antes de chegar até aqui você já tenha pesquisado e escutado muitas coisas sobre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Daí tem aquelas que deixam você animado e outras que colocam um ponto de interrogação gigante na sua cabeça.

Resolvemos listar alguns mitos e verdades sobre estudar na UCPel e esperamos que isso possa te ajudar!

Entrada principal da Universidade Católica de Pelotas. Foto: Wilson Lima

1. Se estudar na UCPel não terei espaço no mercado de trabalho porque é uma Universidade particular

rafael-machado-ucpel-egresso
Rafael Machado, repórter do Programa do Gugu, na TV Record.

Mito – A Universidade Católica é uma das mais tradicionais na região sul e possui profissionais formados em diversas áreas atuando por todo Brasil e internacionalmente. Você pode, inclusive, aproveitar para ler este post sobre como o mercado de trabalho recebe os estudantes da UCPel.

2. Só posso estudar lá se tiver muita grana

dinheiro-pagar-universidade
GIPHY

Mito – Felizmente isso é um mito. Mais de 48% dos alunos estudam com algum tipo de benefício na UCPel.  Na verdade, não são poucos os alunos que trabalham durante o dia e estudam nos diversos cursos noturnos, pagando as mensalidades do próprio bolso.

Com um calendário organizado, aulas em um mesmo prédio e  concentradas em turno único, o aluno consegue se organizar e conciliar trabalho e estudo. Além disso, as bolsas e financiamentos dão um grande suporte! Se você estiver na dúvida se a UCPel cabe no seu bolso, não deixe de assistir esse vídeo aqui.

3. É fácil e você não precisa estudar, nem ir à aula

biblioteca-ucpel-universidade-cursos
Biblioteca no Campus I da UCPel

Mito – Achar fácil ou não é uma questão muito pessoal, mas o fato é que você precisa ir à aula, sim! E passar nas provas, sim! Universidades particulares tendem a ter uma flexibilidade maior em alguns aspectos como você pode conferir nesse post aqui. No entanto, o aluno precisa cumprir os requisitos exigidos de cada curso para que no final ele receba o diploma.

4. Vou ter oportunidade de ter contato com a rotina de trabalho sem ficar somente nas aulas teóricas

estudante-medicina-enfermagem-ucpel
Atendimento do curso de Enfermagem UCPel. Foto Wilson LIma

Verdade – Além de parcerias com empresas, a Católica possui uma gama de projetos de extensão, nos quais o aluno pode colocar em prática o aprendizado, prestando serviços que geram impacto na sociedade.

5. Vou poder participar de projetos como se estivesse em uma Universidade Pública

estudante-ucpel-medicina-premio
Eduardo Schuch, estudante de Medicina e bolsista de iniciação científica do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento (PPGSC) da UCPel.  Primeiro lugar no 12° Congresso Brasileiro de Clínica Médica Foto: Wilson Lima

Verdade –  Em novembro de 2014, o Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União uma portaria que concedeu à UCPel a credencial de Instituição Comunitária de Educação Superior (ICES).

Dentre um grupo de mais de 500 instituições de todo o país, a Universidade integrou a listas das 23 primeiras a receberem o título. Essa credencial deu à Católica condições de concorrer a verbas públicas para projetos de pesquisa e extensão em igualdade com as universidades estatais.

Ficou com vontade de conhecer mais da estrutura da nossa Universidade? Faça uma visita guiada e fique por dentro das vantagens de estudar na UCPel!