Top 5 cursos da UCPel eleitos pelo Ranking Universitário da Folha (RUF)

A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) subiu 17 posições no Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF) comparada à avaliação de 2016. De acordo com a pesquisa, a UCPel alcançou a 70ª posição entre as 195 instituições de ensino analisadas no país.

RUF-UCPel

Selecionamos os cinco cursos que alcançaram as melhores posições na pesquisa para que você possa saber mais sobre cada um deles.

1. Medicina

O curso de Medicina da UCPel foi considerado o quinto melhor entre as universidades privadas do país. Com um hospital de ensino próprio, além do atendimento ambulatorial e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o curso foi recentemente avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação, em um índice de avaliação que vai de 1 a 5. Os excelentes resultados também são um reflexo de um plano de ensino voltado para que os alunos ganhem confiança através da prática desde os primeiros semestres.

2. Farmácia

farmacia-ucpel-mec

Avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Farmácia garantiu o primeiro lugar no estado entre as instituições privadas e a terceira posição na lista que também considera graduações de universidades públicas pelo RUF.

3. Enfermagem

enfermagem-ucpel

O curso da UCPel ficou com o terceiro lugar no estado entre as instituições de ensino privadas. A partir do vestibular 2018/1, o curso passa a ser oferecido no período da noite. Além das práticas no Hospital Universitário, os estudantes são inseridos na realidade da profissão também por meio de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, sempre com a supervisão de professores. Teoria e prática ainda podem ser somadas a oportunidades de pesquisas científicas e intercâmbio em universidades parceiras na Europa.

4. Serviço Social

Referência na região sul, o curso de Serviço Social ficou em quarto lugar estadual na pesquisa da Folha entre as universidades privadas. Na UCPel, o curso tem duração de 8 semestres e oferece uma série de oportunidades de estágios como na Assistência Judiciária da Universidade, Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola), Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Clínica Psicológica, Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas (NESIC), Unidades Básicas de Saúde, Pronto Socorro, além dos campos com os quais a UCPel mantém convênio.

5. Fisioterapia

O curso de Fisioterapia da UCPel foi destaque entre as universidades na região sul do estado e ficou entre as dez melhores graduações do Rio Grande do Sul, incluindo instituições das redes públicas e privadas.

Como é feita a avaliação?

No Ranking Universitário da Folha (RUF) são avaliados cursos de universidades públicas e privadas a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado.

É uma avaliação feita anualmente para cursos superiores do Brasil, realizada desde 2012. Os dados completos podem ser conferidos neste link aqui.

Não esqueça que todos esses cursos serão ofertados para o próximo vestibular! As inscrições abrem no dia 5 de outubro aqui.

Um comentário em “Top 5 cursos da UCPel eleitos pelo Ranking Universitário da Folha (RUF)