nada encontrado

7 medos e soluções para quem já trabalha e quer voltar a estudar

Quando cursar uma faculdade é algo que não ocorre logo após ao Ensino Médio, algumas questões se tornam mais complexas ao longo do tempo, principalmente quando o vestibulando já está inserido no mercado de trabalho.

Como lidar com questões que dão um frio na barriga quando pensamos em voltar a estudar? Continue lendo, pois reunimos orientações valiosas que vão deixar você mais tranquilo quanto à ideia de fazer uma faculdade.

vestibulando-duvidas-ucpel

Será que cursar uma faculdade vai me dar retorno?

Quando estiver na fase de escolha do curso, pesquise muito e converse com pessoas que já trabalham na área. É importante que você fale sobre as suas motivações e escute o lado de quem já está no mercado. Não há como garantir uma fórmula de sucesso, mas é preciso que você saiba se o curso se encaixa nas suas expectativas para evitar frustrações.

Um profissional com diploma na mão tem mais chaces de conquistar promoções e posições melhor remuneradas.

Será que consigo conciliar trabalho e estudo?

trabalho-estudo-universidade-conciliar
Foto: Pexels

Você vai conhecer muitas pessoas que encaram a dupla jornada de trabalhar e estudar. É preciso muita determinação e organização, mas por que você não conseguiria? Nas faculdades e universidades é muito comum encontrar alunos que se dedicam a conciliar todas as atividades . Se ainda tiver dúvida, baixe aqui o e-book que dá dicas para conciliar trabalho e estudo.

E se não conseguir acompanhar meu curso?

Assistir sempre às aulas, esclarecer dúvidas toda a vez que elas surgirem e não deixar trabalhos para a última hora são algumas regrinhas que vão ajudar você a acompanhar o seu curso. Pense que você está ingressando no curso que escolheu por ter afinidade e interesse. Uma forma de simplificar o conteúdo é tentar aplicar o que você aprende na sala de aula a rotinas práticas de mercado. Não deixe de procurar ajuda caso precise.

Como vou fazer estágio obrigatório?

estagio-ucpel-universidade
Foto: Pexels

Estágios na área ao longo do curso são sempre importantes para enriquecer o seu currículo. Uma opção é pensar em um trabalho dentro da sua área de estudo que possa ser aplicada na sua empresa. Converse com o professor sobre a carga horária exigida. De repente, você pode cumprir o seu estágio no final de semana.

O que acontece se ficar desempregado?

Procure o setor financeiro da universidade e seja claro sobre a sua situação para encontrar a melhor alternativa. Normalmente, quando aluno estuda com desconto por meio de empresas conveniadas, o abatimento nas parcelas fica garantido até o final do semestre, mesmo que o estudante tenha sido desvinculado da companhia. No entanto, o ideal é que você busque informações no setor responsável na Instituição de Ensino para que você fique tranquilo em relação à política adotada em cada universidade. Verifique as oportunidades de bolsas de estudo e crédito estudantil. Esta pode ser uma forma de realizar o seu sonho com mais tranquilidade.

E se tiver que viajar a trabalho?

viagem-estudos-universidade

Evite ao máximo faltar para não perder conteúdo e conseguir ter um bom aproveitamento do seu curso. Vale verificar a porcentagem máxima de faltas que o estudante pode ter em cada disciplina e como elas podem ser justificadas. Converse com seus professores caso faltar a aula seja algo inevitável.

Posso fazer a prova outro dia?

Essa também é uma dúvida comum e o estudante precisa esclarecê-la antes do ingresso no curso para que possa se organizar e até mesmo chegar a um acordo com a empresa onde trabalha.

Aqui na UCPel disponibilizamos uma data para provas de segunda chamada. Nesse dia, você pode fazer a avaliação que perdeu, sem a necessidade de apresentar atestado médico. O ideal é conversar no seu trabalho sobre as datas das suas provas, mas esta normalmente acaba sendo uma boa saída para imprevistos.