7 medos e soluções para quem já trabalha e quer voltar a estudar

Muitas pessoas optam por esperar um tempo após o ensino médio para cursar uma graduação. E, nesses casos, algumas questões se tornam complexas com os anos, principalmente se você está inserido no mercado de trabalho e quer começar a estudar.

Como lidar com questões que dão frio na barriga quando pensamos em voltar a estudar? Continue lendo, pois reunimos orientações valiosas que vão deixar você mais tranquilo quanto à ideia de fazer uma faculdade.

mulher contra o pôr do sol

Será que cursar uma faculdade vai me dar retorno?

Quando estiver na fase de escolha do curso, pesquise muito e converse com pessoas que já atuam na área. Além disso, é importante que você fale sobre suas motivações e escute o lado de quem já está no mercado de trabalho. Infelizmente não há como garantir uma fórmula de sucesso, mas é preciso que você saiba se o curso se encaixa nas suas expectativas para evitar frustrações.

Um profissional com diploma na mão tem mais chaces de conquistar promoções e posições melhor remuneradas.

Será que consigo conciliar trabalho e estudo?

pilha de livros à esquerda e, à direita, caderno com caneta em cima

Você vai conhecer muitas pessoas que encaram a dupla jornada de trabalhar e estudar. Apesar de toda determinação e organização exigida, por que você não conseguiria? Nas faculdades e universidades é muito comum encontrar alunos que se dedicam a conciliar várias atividades. Se ainda tiver dúvida, baixe o e-book com dicas para conciliar trabalho e estudo.

E se não conseguir acompanhar o curso?

Assistir às aulas, esclarecer dúvidas sempre que surgirem e não deixar trabalhos para a última hora são algumas regrinhas que vão ajudar você a acompanhar a rotina de estudos. Mas lembre-se: você está ingressando no curso que escolheu por ter afinidade e interesse. Uma forma de simplificar o conteúdo é tentar aplicar o que você aprende na sala de aula ao mercado de trabalho. Do contrário, caso precise, não deixe de procurar ajuda, viu?

Como vou fazer estágio obrigatório?

Estudantes de medicina da UCPel em atendimento prático

Estágios na área ao longo do curso são sempre importantes para enriquecer o seu currículo. Uma opção é pensar em um trabalho dentro da área de estudo que possa ser aplicado na sua empresa. Converse com o professor sobre a carga horária exigida. De repente, você pode cumprir o seu estágio no final de semana.

O que acontece se ficar desempregado?

Procure o setor financeiro da universidade e seja claro sobre a sua situação para encontrar a melhor alternativa. Normalmente, quando o aluno estuda com desconto por meio de empresas conveniadas, o abatimento nas parcelas fica garantido até o final do semestre, mesmo que tenha sido desvinculado da companhia.

No entanto, o ideal é buscar informações no setor responsável na Instituição de Ensino para que você fique tranquilo em relação à política adotada em cada universidade. Verifique as oportunidades de bolsas de estudo e crédito estudantil. Esta pode ser uma forma de realizar o seu sonho com mais tranquilidade.

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Financie seus estudos na UCPel” link=”http://blog.ucpel.edu.br/como-financiar-meus-estudos-na-ucpel/” linkrel=””]

E se tiver que viajar a trabalho?

Evite ao máximo faltar para não perder conteúdo e conseguir ter um bom aproveitamento do seu curso. Porém, vale verificar a porcentagem máxima de faltas que o estudante pode ter em cada disciplina e como elas podem ser justificadas. Ainda, você pode conversar com seus professores caso faltar a aula seja algo inevitável.

Posso fazer a prova outro dia?

alunos, de costas, realizando prova em uma sala de aula

Essa é outra dúvida comum para quem já atua no mercado de trabalho e quer voltar a estudar. Por isso, é interessante que o estudante a esclareça antes do ingresso no curso. Assim, pode se organizar e até mesmo chegar a um acordo com a empresa na qual trabalha.

Aqui na UCPel, por exemplo, disponibilizamos uma data para provas de segunda chamada. Nesse dia, você pode fazer a avaliação que perdeu, sem a necessidade de apresentar atestado médico. Mas, o ideal é conversar no trabalho sobre as datas das suas provas, contudo esta normalmente acaba sendo uma boa saída para imprevistos.

Por fim, a organização com certeza é o princípio de todo o processo de retorno aos estudos, considerando a rotina de quem já está no mercado de trabalho. Aproveite a e faça esse teste rápido e gratuito para descobrir se você está pronto para organizar a sua rotina!

[button style=”btn-info btn-lg” type=”link” target=”true” title=”Quer estudar na UCPel?” link=”http://materiais.ucpel.edu.br/interesse-vestibular” linkrel=””]