Perguntas Frequentes

Em princípio, não. A redação deve apresentar as ideias do seu autor, isto é, você. Entretanto, se quiser citar uma expressão, uma ideia presente na prova como apoio a um ponto de vista seu, poderá fazê-lo. Nesse caso, a citação será necessariamente breve, identificando-se o autor e a procedência.

A colocação do título é obrigatória, portanto sua ausência será penalizada. Lembre-se de que um título criativo, bem formulado, pode agregar qualidade ao conteúdo do texto.

A letra deve ser visível e compreensível para quem lê. Geralmente a utilizada é a cursiva. Se preferir utilizar outro tipo de letra, certifique-se de que as maiúsculas estejam bem identificadas.

Elabore um texto de caráter dissertativo/argumentativo, contendo de 25 a 30 linhas.

A banca de avaliação das redações dos Vestibulares da UCPel é formada por professores de Língua Portuguesa com larga experiência em textos no Ensino Médio e/ou na Universidade. Trata-se de um grupo bastante estável, em contínuo aprimoramento, com encontros frequentes de estudo, discussão e treinamento que visam a afinar os critérios de avaliação e aplicação dos mesmos, a partir de uma planilha de correção que detalha os parâmetros para a atribuição dos acertos.

Receberão nota zero as redações que se afastarem inteiramente do assunto; fugirem à tipologia do texto pedido e estiverem grafadas de maneira ininteligível.