Conteúdo Programático

PROGRAMAS

REDAÇÃO

Objetivos: Na redação, o candidato desenvolverá um dos temas propostos, redigindo uma dissertação de vinte e cinco a trinta linhas. O candidato deverá desenvolver a argumentação de seu texto com ideias relacionadas ao tema escolhido e suficientes para abrangê-lo, observando o encadeamento lógico das orações, períodos e parágrafos e a adequada progressão no desenvolvimento do assunto. Recomenda-se clareza na construção das frases, emprego de palavras em nível culto, uso adequado da pontuação e cuidado com ortografia, concordância e regência.


ATENÇÃO: Conteúdo abaixo somente para modalidade de Prova Tradicional

LÍNGUA PORTUGUESA

Leitura e compreensão de texto: tema; estrutura do texto e dos parágrafos; ideias principais e secundárias; relações entre ideias; ideia central.
Vocabulário: sentido de palavras e expressões no texto; substituição de palavras e expressões no texto; sinônimos; antônimos; valor dos afixos.
Recursos estilísticos, retóricos e persuasivos: figuras de linguagem, discurso direto e indireto e sua transformação.
Morfossintaxe: flexões e emprego das classes gramaticais; vozes verbais e sua conversão; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; emprego do acento indicativo de crase; colocação de palavras e orações no período; coordenação e subordinação – emprego de nexos coesivos oracionais (conjunções e pronomes); transformação de termos em orações e vice-versa; transformação de orações desenvolvidas em reduzidas e vice-versa.
Pontuação: emprego dos sinais de pontuação; valor relativo dos sinais; substituição por outros sinais.
Ortografia: sistema ortográfico vigente.

LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA

Humanismo: Contexto histórico; Gil Vicente.

Classicismo: Contexto histórico; Luís de Camões.

Principais Movimentos: Romantismo; Realismo; Naturalismo; Parnasianismo; Simbolismo; Pré-Modernismo; odernismo; Literatura dos séculos XX-XXI.

Contexto Sócio-Histórico, Literário e Cultural e Autores Representativos dos Seguintes Períodos: 

Romantismo: Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Álvares de Azevedo, Castro Alves, Francisco Lobo da Costa, José de Alencar, Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antônio de Almeida, Martins Pena.

Realismo: Machado de Assis, Raul Pompeia, Eça de Queirós.

Naturalismo: Aluísio Azevedo.

Parnasianismo: Olavo Bilac, Raimundo Correia, Alberto de Oliveira.

Simbolismo: Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens.

Pré-Modernismo: Graça Aranha, Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos, Monteiro Lobato, Simões Lopes Neto.

Modernismo: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Raul Bopp, Fernando Pessoa.

Tendências Contemporâneas: Rachel de Queiroz, Graciliano Ramos, José Lins do Rego, Érico Veríssimo, Jorge Amado, Cecília Meireles, Murilo Mendes, Mário Quintana, Ferreira Gullar, Adélia Prado, Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, João Guimarães Rosa, Nelson Rodrigues, Ariano Suassuna, João Ubaldo Ribeiro, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Fernando Sabino, Autran Dourado, Josué Guimarães, Dalton Trevisan, Raduan Nassar, Rubem Fonseca, Moacyr Scliar, Luiz Antônio de Assis Brasil, Sérgio Faraco, Chico Buarque de Hollanda, José Saramago, Milton Hatoum, Mia Couto, Luís Fernando Veríssimo, Lya Luft.

LÍNGUA ESTRANGEIRA – INGLÊS/ESPANHOL

Compreensão de textos de gêneros variados: compreensão geral do texto e uso de estratégias de leitura; identificação e sumarização da ideia central do texto; interpretação geral e detalhada de ideias principais e secundárias; uso de palavras – chave.

Conhecimento do sistema morfossintático de estruturação do discurso: grupos nominais; conectores lógicos; referência contextual: termos e pronomes; organização do texto: componentes e estrutura do discurso; funções retóricas.

MATEMÁTICA
  • Conjuntos Numéricos: conjunto dos números naturais, inteiros, racionais, irracionais, reais e complexos, propriedades, operações com números naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais, operações com intervalos, representação geométrica dos números complexos, operações nas formas algébricas e trigonométricas de números complexos.
  • Função: definição, domínio, imagem, contradomínio, gráfico, reconhecimento de uma função através do gráfico, função injetora, função sobrejetora, função bijetora, função inversa, função par, função ímpar, função crescente, função decrescente, função composta e valor numérico de uma função.
  • Função Afim e Função Quadrática: definição, gráfico, zeros da função, interpretação gráfica, estudo do sinal, inequações e sistemas de inequações.
  • Função Modular: módulo de um número real, definição, equações, inequações e representação gráfica.
  • Função Exponencial: definição, equações, inequações e representação gráfica.
  • Função Logarítmica: definição de logaritmo, condições de existência dos logaritmos, propriedades dos logaritmos, mudança de base, definição de função logarítmica, representação gráfica, equações e inequações.
  • Funções Circulares: funções seno, cosseno, tangente, cotangente, secante e cossecante, relações fundamentais, operações com arcos, equações trigonométricas, resolução de triângulos retângulos e de triângulos quaisquer.
  • Progressões Aritméticas: definição, classificação, termo geral e fórmula da soma dos termos de uma PA finita.
  • Progressões Geométricas: definição, termo geral, interpretação geométrica, fórmulas da soma dos termos de uma PG finita e infinita.
  • Análise Combinatória: Princípio fundamental da contagem, arranjos simples e com elemento repetido, permutações simples e com elemento repetido, combinação simples, números combinatórios e Binômio de Newton.
  • Probabilidade: espaço amostral, evento, eventos independentes, probabilidade da união e da interseção de eventos, probabilidade condicional, cálculo e método binomial.
  • Sistemas Lineares, Matrizes e Determinantes: definição, propriedades, resolução e discussão de sistemas lineares, operações com matrizes e determinantes, matrizes inversíveis e equações matriciais.
  • Polinômios: definições, valor numérico, operações, identidade de polinômios, método dos coeficientes a determinar, regra de Briot – Ruffini, Teorema de D’Alembert, decomposição de um polinômio em fatores do 1º grau, equações polinomiais, raízes múltiplas, raízes complexas e relações entre coeficientes e raízes.
  • Geometria Analítica: sistema cartesiano ortogonal, distância entre dois pontos, razão de secção, ponto médio, condição de alinhamento de três pontos, inclinação e coeficiente angular de uma reta, formas diversas da equação da reta, ângulo entre duas retas, posições relativas de duas retas no plano, retas passando por um ponto e conhecido a sua declividade, área de triângulos, equação reduzida e geral da circunferência, posições relativas entre ponto e circunferência, posições relativas entre reta e circunferência, posições relativas entre duas circunferências, parábola, elipse e hipérbole.
  • Geometria Plana: reta, ângulo, paralelismo, perpendicularismo, polígonos, área e perímetro de polígonos, Teorema de Tales, semelhança de triângulos, relações métricas no triângulo retângulo, comprimento da circunferência, área de um círculo, figuras inscritas e circunscritas, cálculo do lado e do apótema de polígonos regulares inscritos na circunferência.
  • Geometria Espacial: semiespaços, diedros, triedros, perpendicularismos e paralelismos de retas e planos, poliedros, ângulos poliédricos, relação de Euler, áreas e volumes de prismas, pirâmides, cilindros, cones e esferas, áreas e volumes de troncos de cones e de pirâmides.
  • Noções de Estatística: termos de uma pesquisa estatística, análise e interpretação de gráficos, medidas de tendência central e medidas de dispersão.
  • Noções de Matemática Financeira: números proporcionais, razão, proporção, números proporcionais, regra de três simples e composta, porcentagem, juros simples e juros compostos.
FÍSICA

Introdução ao Estudo da Física
Grandezas físicas, medidas e relações entre grandezas: identificação das grandezas físicas e sua natureza escalar ou vetorial, operações sobre essas grandezas, medidas dessas grandezas físicas; sistemas coerentes de unidades, Sistema Internacional.
Mecânica

  • Cinemática: conceito de referencial inercial, movimento, trajetória, vetor posição, vetor deslocamento, distância, velocidade escalar e vetorial e aceleração; movimento unidimensional, uniforme e uniformemente variado; movimento bidimensional, circular uniforme e movimento dos projéteis em um campo gravitacional uniforme.
  • Dinâmica: Leis de Newton, forças gravitacional, atrito, elástica e centrípeta; momento de uma força, condições de equilíbrio estático de um corpo rígido; trabalho de uma força constante; energia cinética, teorema do trabalho, energia, conceito de força conservativa e energia potencial associada, aplicações no caso de forças elástica e gravitacional; conservação da energia mecânica; potência.
  • Estática dos fluidos: massa específica, densidade; conceito de pressão; líquido em equilíbrio no campo gravitacional uniforme, Lei de Stevin, princípios de Pascal e de Arquimedes; equilíbrio dos corpos flutuantes; atmosfera terrestre, pressão atmosférica.

Termologia

  • Temperatura, equilíbrio térmico e lei zero da Termodinâmica; escalas termométricas; expansão térmica dos sólidos e líquidos; gases ideais; capacidade térmica e calor específico; calor latente e mudança de fase; transferência de energia em processos térmicos; trabalho em processos termodinâmicos; primeira Lei da Termodinâmica, energia interna de um gás perfeito, análise energética dos processos isobárico, isotérmico, isotérmico e adiabático; Segunda Lei da Termodinâmica, rendimento.

Fenômenos Ondulatórios – Óptica

  • Movimento harmônico simples, Pêndulo simples; onda, conceito, classificação quanto à natureza e quanto à vibração; propagação de uma onda periódica num meio não dispersivo, velocidade de propagação, comprimento de onda e frequência; propagação de uma onda numa corda esticada, reflexão e refração; princípio da superposição de ondas, interferência construtiva e destrutiva e ondas estacionárias; modelo ondulatório da luz, luz branca, dispersão, luz monocromática, velocidade de propagação, índice de refração de um meio; óptica geométrica, hipóteses fundamentais, raio luminoso, leis da reflexão e da refração, reflexão total, objetos e imagens reais e virtuais em espelhos planos e esféricos e em lentes delgadas (aproximadamente de Gauss).

Eletricidade e Magnetismo

  • Constituição da matéria, elétron, próton e nêutron, carga elétrica; condutores e isolantes; processos de eletrização e lei de Coulomb; campo e potencial elétrico; campo e potencial associados a uma carga puntiforme, princípio da superposição; superfícies equipotenciais de um campo uniforme; diferença de potencial entre dois pontos do campo, movimento de uma carga em um campo uniforme; corrente elétrica, Lei de Ohm, associações de resistores em série e em paralelo, efeito Joule; circuitos elementares, amperímetro e voltímetro ideais; campo magnético dos imãs e das correntes elétrica; campo magnético terrestre, bússola; ação do campo magnético sobre cargas elétricas em movimento.
BIOLOGIA

Citologia

Célula: características gerais da célula, constituintes celulares, propriedades físicas e químicas, membranas, composição e funções; citoplasma, matriz citoplasmática, organelas, inclusões citoplasmáticas e funções; núcleo, núcleo interfásico, componentes nucleares; divisão celular, mitose e meiose.
Histologia
Tecidos: tipos, características e funções dos tecidos animais e vegetais.
Genética
Cromossomos: localização, morfologia, composição e número; genes: estrutura e funcionamento; interação genética: pleiotropia, epistasia, herança quantitativa ou poligênica, alelos múltiplos/ codominância/tri e polihibridismo.

  • Genética mendeliana: mendelismo, mono e di-hibridismo; alelismo, séries alélicas (grupo sangüíneos, fator Rh); determinação do sexo, herança ligada ao sexo, ligação e permutação.
  • Genética molecular: DNA, RNA, código genético.
  • Genética de populações: o teorema de Hardy – Weinberg, equilíbrio genético e fatores evolutivos.
  • Engenharia genética e micro-organismos.

Evolução
Teorias evolutivas; mecanismos de evolução dos seres vivos; evolução dos grandes grupos de animais e vegetais; evolução humana; evidências da evolução.
Botânica
Funções vitais: reprodução sexuada e assexuada; respiração e fotossíntese; hormônios vegetais.
Absorção e sistemas de transporte: forma e função.
Anatomia: caule, raiz, flor, fruto e sementes.
Zoologia
Funções da vida de relação: proteção, caracteres gerais do tegumento dos vertebrados, sustentação, principais tipos de sustentação em invertebrados e vertebrados (localização e composição), sistemas integradores, coordenação nervosa e humoral e endócrina dos vertebrados.
Ecologia
Ecossistemas; componentes bióticos e abióticos do meio; utilização cíclica da matéria e energia; cadeias alimentares; biociclos, aquáticos e terrestres; interações ecológicas; populações e comunidades; conservação do ambiente natural; papel do homem no equilíbrio na natureza; modificações no meio ambiente produzidas pelo homem, consumação da natureza e poluição ambiental.
Embriologia
Segmentação: tipos de ovos e segmentação.
Ontogênese: folhetos embrionários e tecidos deles derivados.
Anexos embrionários.
Imunologia e Imunoterapia
Principais epidemias do Brasil e seus combates; imunidade; vacina e soro.
Funções dos Organismos
Respiração; nutrição; circulação; excreção; sustentação; locomoção; proteção e integração.
Higiene e Saneamento
Principais endemias do Brasil e seu combate; doenças de carência; higiene pessoal e social.

QUÍMICA

Química Geral

  • Substâncias e misturas: substâncias simples e compostas, substâncias puras e misturas, processos de separação de misturas, mudanças de estado e variações de energia que as acompanham.
  • Estrutura atômica da matéria – constituição do átomo: partículas fundamentais (prótons, nêutrons e elétrons), número atômico, massa atômica e números de massa, isótopos, isóbaros e isótonos, modelos atômicos, conceitos de estados quânticos e números quânticos, configuração eletrônica dos elementos.
  • Periodicidade química: Lei e propriedades periódicas, notação e nomenclatura dos elementos químicos, localização dos elementos na Tabela Periódica.
  • Ligações químicas: ligação iônica, ligações covalentes, orbital molecular, hibridização, ligação metálica, interações intermoleculares.
  • Funções inorgânicas: ácidos, bases, sais, óxidos, hidretos: conceito, classificação e nomenclatura das funções, propriedades gerais das funções, ácidos e bases segundo Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis.
  • Estequiometria: massa atômica, massa molecular, átomo-grama, molécula-grama e volume molar, número de Avogadro, leis das combinações químicas, cálculos estequiométricos, pureza e rendimento.
  • Dispersão: classificação e características, cálculo de concentração das soluções: fração molar, molaridade, normalidade e percentagem, diluição das soluções, titulometria de neutralização.
  • Termoquímica: entalpia, reações exo e endotérmicas, Lei de Hess, entropia.
  • Oxidação-redução: número de oxidação, reações de oxidação e redução, eletrólise: suas leis e aplicações, pilhas e acumuladores.
  • Cinética química: classificação, características e ordem das reações químicas, velocidade de reação, fatores que afetam a velocidade das reações, teoria das colisões, energia de ativação, catalisadores.
  • Equilíbrio químico: Lei da ação das massas, constante de equilíbrio, Princípio de Le Chatelier, fatores que afetam o equilíbrio, equilíbrio iônico: pH, pOH e solubilidade.

Química Orgânica

  • Átomo de carbono: estrutura e tipos de ligações, cadeias carbônicas, tipos de fórmulas utilizadas em química orgânica.
  • Funções orgânicas: hidrocarbonetos, haletos, álcoois, fenóis, éteres, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, ésteres, anidridos, amidas, sais, aminas, compostos de Grignard e funções mistas. Conceito, estrutura e nomenclatura, principais aplicações dos compostos orgânicos, incluindo noções sobre petróleo, carvão mineral, polímeros, sabões e detergentes.
  • Propriedades químicas dos compostos orgânicos: acidez e basicidade de: álcoois, fenóis, ácidos carboxílicos e aminas, desidratação de álcoois e ácidos carboxílicos, hidrólise de ésteres, oxidação de: hidrocarbonetos, álcoois, aldeídos, redução de: aldeídos e cetonas.
  • Isomeria plana e espacial.
  • Noções sobre glicídios: estrutura e nomenclatura de monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.
  • Noções sobre lipídios: estrutura e nomenclatura de acilgliceróis (óleos e gorduras).
  • Noções sobre proteínas: estruturas de aminoácidos, ligação peptídica, enzimas.
GEOGRAFIA

Objetivos:

As questões de geografia têm como objetivo a verificação da capacidade do candidato em

  1. interpretar textos, gráficos, tabelas e mapas;
  2. analisar as transformações ocorridas no espaço geográfico;
  3. relacionar as várias formas de transformações geográficas ocasionadas pela ação do homem através dos tempos.

Programa:

Geografia Geral 

O espaço natural e a ação antrópica: o Universo e a Terra; a deriva dos continentes e a tectônica de placas; o relevo terrestre e seus agentes; minerais, rochas e solos; a dinâmica da atmosfera terrestre, tempo e clima, as paisagens naturais e a ação do homem.
A organização do espaço mundial: a formação dos estados nacionais e os países contemporâneos; capitalismo e globalização; a nova ordem mundial; os países e os blocos econômicos.
Dinâmica da população e urbanização: conceitos e teorias demográficas; distribuição, crescimento e estrutura da população; migrações populacionais; a urbanização mundial.
Produção e circulação mundial: indústria; comércio; comunicações, transporte e turismo; energia; agropecuária.
Meio ambiente: problemas ambientais; catástrofes naturais; a ação do homem sobre o ambiente.

Geografia do Brasil

A economia mundial e o Brasil: a economia global; o Brasil na economia global; industrialização e desenvolvimento.
A população e a produção do espaço geográfico: a população e as atividades econômicas; urbanização e metropolização no Brasil; crescimento demográfico; Brasil: população em movimento; as regiões brasileiras.
As atividades econômicas: a indústria e o espaço geográfico; o espaço industrial no Brasil; recursos minerais no Brasil; as fontes de energia; a energia no Brasil; a agricultura e o espaço geográfico.
A dinâmica da natureza e a questão ambiental: ecologia e política ambiental; o meio ambiente urbano; domínios naturais brasileiros.
A geografia e os sistemas naturais: clima; solos, vegetais e animais; relevo e hidrografia.

HISTÓRIA

Objetivos:
As questões de História têm como objetivo a verificação da capacidade de analisar os processos históricos de forma abrangente e articulada,  relacionando a realidade atual com o passado.
Programa:

  • A transição do feudalismo ao capitalismo: a crise do feudalismo na Europa; a expansão marítima e comercial europeia; Estados absolutistas na Europa, mercantilismo e colonização; Humanismo e Renascimento, as reformas religiosas; a colonização espanhola e inglesa na América; o Brasil-Colônia: a escravidão negra e indígena, a economia de exportação (a grande lavoura, as atividades extrativas, a pecuária e a mineração), os sistemas de dominação política e as revoltas coloniais; o mundo do trabalho na “Europa e nas colônias”.
  • A consolidação do capitalismo liberal: Iluminismo: a Revolução Inglesa (1640 – 1688); a independência dos E.U.A.; a Revolução Industrial e o liberalismo econômico; a Revolução Francesa e o Império Napoleônico; a crise do colonialismo ibérico na América Latina e as emancipações políticas; a fuga da corte portuguesa para o Brasil e as crises políticas na primeira metade do século XIX (Revolução Pernambucana, Independência, Dissolução da Constituinte, Confederação do Equador, Expulsão de D. Pedro I, Ato Adicional de 1834, Revoltas Regenciais e o Golpe da Maioridade).
  • O desenvolvimento e crises da sociedade liberal: o anarquismo e o socialismo; as doutrinas sociais da Igreja Católica; as guerras platinas (Uruguai, Argentina e Paraguai); unificações alemã e italiana; Brasil: da crise da monarquia ao fim da República Velha (1870 – 1930), a imigração e a crise no escravismo, a agroexportação e a industrialização, a urbanização e a formação das classes operária e média, a república oligárquica, a constituição de 1891 e o sistema político eleitoral, o tenentismo e a Semana de Arte Moderna; as guerras mundiais, a revolução de 1917, o nazifascismo, a grande depressão de 1929 e as planificações econômicas; o movimento operário na Europa e na América Latina; a revolução de 1930, constituições de 1934, 1937 e 1946, Estado Novo e redemocratização, economia e sociedade, crise do populismo e o golpe de 1964.
  • As transformações no mundo contemporâneo: as revoluções chinesa e cubana; a ONU, a guerra fria, a OTAN e o Pacto de Varsóvia; sociedades capitalistas desenvolvidas (Europa Ocidental, E.U.A. e Japão); a crise no socialismo soviético e europeu, a Europa Oriental na atualidade; descolonização na África e na Ásia, as crises no Oriente Médio; a economia latino-americana dos projetos nacionalistas ao neoliberal, as ditaduras militares e as transições democráticas, a sociedade e a cultura latino-americanas contemporâneas; a Nova República em seus aspectos culturais, econômicos, políticos e sociais.