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Vestibular UCPel

Financiamento UCPel

Como funciona?

O financiamento da UCPel é concedido pela Fundação Dom Antônio Zattera. Tem um percentual que pode ir de 20% a 70% de redução na mensalidade. O valor financiado deve ser ressarcido ao final do curso, parcelado dentro do mesmo período em que foi utilizado.

Quem poderá conseguir o financiamento?

Alunos matriculados em cursos presenciais da UCPel (com exceção da Medicina, que possui edital específico para isso)  e que ingressaram por prova de redação, transferência ou diploma. O percentual de crédito é definido através de uma análise individual de acordo com o perfil socioeconômico do aluno. 

Quais os requisitos necessários?  

  • Estar devidamente matriculado em um dos cursos presenciais da universidade;
  • Apresentar fiadores (pode ser os pais);
  • Não possuir débitos com a UCPel;
  • Comprovar renda familiar; 
  • Caso o aluno seja menor de idade, deverá ser legalmente assistido ourepresentado por responsável.

Será possível obter o financiamento mesmo tendo descontos na mensalidade?

Sim. Para quem já possui algum tipo de desconto, o financiamento poderá ser concedido até o limite de 70% de redução na mensalidade. O percentual do fianciamento incidirá sobre o valor líquido resultante, após o cálculo dos descontos eventualmente concedidos ao aluno, ou seja, o crédito poderá ser, no máximo, o que falta para completar esses 70% de redução no valor da mensalidade.

Em que momento o financiamento será concedido? Haverá retroatividade?

O financiamento passará a vigorar somente após a análise e aprovação da documentação entregue pelo aluno, e incidirá sobre a 2ª mensalidade ou posterior, do semestre letivo da solicitação, e de acordo com a data de concessão do financiamento. Não haverá retroatividade do financiamento sobre mensalidades vencidas e já pagas pelo aluno.

Terá juros? 

Uma das grandes vantagens do financiamento estudantil da UCPel em relação às opções das instituições financeiras é justamente essa: não tem juros. O único acréscimo será o reajuste anual da mensalidade, que será o mesmo pago pelos alunos que não têm o financiamento.

E terá que pagar o valor integral no final?

Sim. Depois de formado o beneficiário começará a pagar parcelado e com prazo igual ao período que utilizou. Por exemplo, se durante o seu curso, o aluno utilizou o financiamento por 30 meses, o valor devido será dividido em 30 parcelas mensais e consecutivas, sempre atualizadas para o valor da mensalidade vigente para o seu curso.

Como permanecer com o financiamento ao longo do curso?

Para permanecer com o financiamento ao longo do curso, o aluno precisará ter o mínimo de 75% de frequência e não reprovar em duas ou mais disciplinas por semestre. Além disso, cancelar a matrícula ou abandonar o curso causa a perda automática do financiamento e a cobrança do crédito concedido.

Quais os documentos necessários para a solicitação?

O candidato deverá preencher um formulário de inscrição e apresentar cópia simples dos documentos citados abaixo:

Candidato e grupo familiar:

  • Carteira de Identidade e CPF do aluno e demais integrantes do grupo familiar;
  • Certidão de nascimento e/ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovantes de renda do aluno e grupo familiar.

Fiador(es)*

  • Carteira de Identidade e CPF;
  • Certidão de nascimento e/ou casamento;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

(*) O(a) fiador(a) que possuir cônjuge deverá apresentar a documentação do mesmo.

Eu quero! Como faz?