Como funciona?
O financiamento da UCPel é concedido pela Fundação Dom Antônio Zattera. Tem um percentual que pode ir de 20% a 70% de redução na mensalidade. O valor financiado deve ser ressarcido ao final do curso, parcelado dentro do mesmo período em que foi utilizado.
Quem poderá conseguir o financiamento?
Alunos matriculados em cursos presenciais da UCPel (com exceção da Medicina, que possui edital específico para isso) e que ingressaram por prova de redação, transferência ou diploma. O percentual de crédito é definido através de uma análise individual de acordo com o perfil socioeconômico do aluno.
Quais os requisitos necessários?
- Estar devidamente matriculado em um dos cursos presenciais da universidade;
- Apresentar fiadores (pode ser os pais);
- Não possuir débitos com a UCPel;
- Comprovar renda familiar;
- Caso o aluno seja menor de idade, deverá ser legalmente assistido ourepresentado por responsável.
Será possível obter o financiamento mesmo tendo descontos na mensalidade?
Sim. Para quem já possui algum tipo de desconto, o financiamento poderá ser concedido até o limite de 70% de redução na mensalidade. O percentual do fianciamento incidirá sobre o valor líquido resultante, após o cálculo dos descontos eventualmente concedidos ao aluno, ou seja, o crédito poderá ser, no máximo, o que falta para completar esses 70% de redução no valor da mensalidade.
Em que momento o financiamento será concedido? Haverá retroatividade?
O financiamento passará a vigorar somente após a análise e aprovação da documentação entregue pelo aluno, e incidirá sobre a 2ª mensalidade ou posterior, do semestre letivo da solicitação, e de acordo com a data de concessão do financiamento. Não haverá retroatividade do financiamento sobre mensalidades vencidas e já pagas pelo aluno.
Terá juros?
Uma das grandes vantagens do financiamento estudantil da UCPel em relação às opções das instituições financeiras é justamente essa: não tem juros. O único acréscimo será o reajuste anual da mensalidade, que será o mesmo pago pelos alunos que não têm o financiamento.
E terá que pagar o valor integral no final?
Sim. Depois de formado o beneficiário começará a pagar parcelado e com prazo igual ao período que utilizou. Por exemplo, se durante o seu curso, o aluno utilizou o financiamento por 30 meses, o valor devido será dividido em 30 parcelas mensais e consecutivas, sempre atualizadas para o valor da mensalidade vigente para o seu curso.
Como permanecer com o financiamento ao longo do curso?
Para permanecer com o financiamento ao longo do curso, o aluno precisará ter o mínimo de 75% de frequência e não reprovar em duas ou mais disciplinas por semestre. Além disso, cancelar a matrícula ou abandonar o curso causa a perda automática do financiamento e a cobrança do crédito concedido.
Quais os documentos necessários para a solicitação?
O candidato deverá preencher um formulário de inscrição e apresentar cópia simples dos documentos citados abaixo:
Candidato e grupo familiar:
- Carteira de Identidade e CPF do aluno e demais integrantes do grupo familiar;
- Certidão de nascimento e/ou casamento;
- Comprovante de residência;
- Comprovantes de renda do aluno e grupo familiar.
Fiador(es)*
- Carteira de Identidade e CPF;
- Certidão de nascimento e/ou casamento;
- Comprovante de residência;
- Comprovante de renda.
(*) O(a) fiador(a) que possuir cônjuge deverá apresentar a documentação do mesmo.